quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Segundo Encontro Presencial

Finalização da atividade 1.3 – Síntese da pesquisa - PRESENCIAL
Criação do áudio - opcional
– conforme sugestão da atividade 
– experimentação para produzir materiais multimídia – DISTÂNCIA

Atividade 1.4 – (blog e Portfólio)
Reflexões sobre cenários de mudança
Essa atividade tem início a partir de um processo de reflexão, começando no âmbito individual e, na sequência, no coletivo (blog e Ambiente Colaborativo).
Síntese com base nos questionamento abaixo:
Visite os blog dos colegas para se inspirar com as produções.

AUTOAVALIAÇÃO 
Realização da atividade individual
Façam suas anotações em seu diário de bordo.
Anotem suas principais reflexões, considerações, dúvidas, entre outras nesse espaço, pois isso irá colaborar na avaliação do curso e no desenvolvimento pessoal de cada cursista.

Atividade 1.5 – distância (blog e Portfólio)‏
Registros autoavaliativos
Produção de vídeo com suas opiniões sobre as questões em debate. Ver conteúdo - módulo. Depois basta postar no YouTube e divulgar o vídeo em seu blog e na nossa Comunidade Virtual (portfólio - link).


UNIDADE II: 
Cultura das redes: mapeamentos fundamantais
Nesta Unidade, temos o propósito de aprofundar as reflexões iniciadas na Unidade anterior, desenhando um panorama amplo das diversas características da cultura jovem atual, altamente tecnificada, principalmente na perspectiva da lógica das redes.
Diversas questões nos inquietam e mobilizam para a escrita destes estudos:
• Quem são esses sujeitos que estão nascendo e crescendo em uma cultura altamente tecnificada?
• De que forma as tecnologias estruturam seus modos de agir, de se relacionar, de aprender?
• Quais diferenças são mais perceptíveis, se comparadas com as gerações anteriores?
• Quais prejuízos são observados? De que forma a família e a escola estão lidando com essas questões?
• Quais qualidades e comportamentos benéficos lhes são característicos? Os benefícios estão sendo reconhecidos e valorizados? 
Procuramos detalhar categorias de sentido para mapear características gerais e evidenciar as imbricações entre essas questões complexas. Os comentários e hipóteses que apresentamos ao longo do texto se fundamentam em nossos estudos e experiências pessoais. Também buscamos inspiração e bases compartilhadas no trabalho de outros estudiosos engajados em pesquisar as relações contidas na tríade educação-tecnologia-sociedade. 
Objetivos de aprendizagem
• Identificar características gerais da cultura contemporânea altamente tecnificada, também reconhecida como cibercultura ou cultura das redes.
• Buscar compreender as relações socioculturais emergentes na cibercultura.
• Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social.
• Reconhecer a importância da socialização e construção de subjetividade que ocorre nas comunidades online.
• Compreender o potencial de desenvolvimento criativo das novas tecnologias, especialmente na dimensão de produção de mídias.
• Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais. 
Atividade a distância – semana 5 – FÓRUM Mapeamentos Iniciais
Sugestões para a realização da atividade 2.1
Mapeamentos iniciais
Debate sobre suas experiências e reflexões acerca da problemática apresentada. Ver conteúdo - módulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.