Partilha sobre como foi o desenvolvimento da atividade 3.1, analisando o quanto cada um conseguiu avançar e as eventuais dificuldades que enfrentaram e/ou enfrentam.
O poder das Mídias Sociais
ORIENTAÇÕES
PARA O PERÍODO A DISTÂNCIA
Agora, o grupo avançará na
articulação escola-comunidade. Será um período de aprofundar a intervenção
pedagógica, instigando o engajamento sociopolítico dos colegas e da direção da
escola.
Esperamos que o grupo já esteja
preparado para lidar com esses desafios de forma mais confiante e dinâmica.
Ainda assim, as atividades demandam
tempo. Portanto, esse será o maior período a distância do Curso.
Vamos analisar as atividades
propostas, sua importância para projetos educacionais efetivos e instigue seu
empenho. A atividade será em dupla onde haverá o acompanhamento próximo de um
colega monitorando semanalmente seu progresso e que, no caso de dificuldades,
seu formador estará a disposição para prestar auxílio.
ATIVIDADE 3.2 – TRAÇANDO O HISTÓRICO
DA RELAÇÃO/COMUNIDADE
postagem no CALAMEO, BLOG E
PORTFOLIO
Provavelmente, a escola onde você
atua já possui projetos e ações comunitárias. Portanto, em primeiro lugar, caso
ainda não exista, organize um material apresentando uma síntese histórica das
principais ações que a escola realizou com a comunidade.
Focalize em relatar ações
comunitárias induzidas e promovidas pela escola envolvendo os jovens durante o
processo pedagógico, as quais possibilitaram o exercício dessa característica
do jovem brasileiro de sonhar e querer fazer algo por sua comunidade localmente.
Empenhe-se
em contar essa história, com riqueza de detalhes, fotos, divulgação nos meios
de comunicação entre outras informações que considerar relevantes.
Orientações para a realização da
atividade:
• Convide
outros colegas de sua escola para colaborarem nesta atividade. Pode, inclusive,
lançar a ideia para a direção da escola (quem sabe isso não se torna uma ação
coletiva?).
• Estabeleça
um cronograma para realizar essa pesquisa. Sugerimos que utilize uma ferramenta
online para facilitar a articulação e distribuição de tarefas entre todos. Essa
é uma excelente oportunidade para aplicar os estudos de ferramentas a fim de
apoiar processos cooperativos que estudamos no curso “Introdução à Educação
Digital”.
• Realize
o levantamento de todos os materiais e registros disponíveis na escola sobre as
ações já realizadas. Para essa etapa, as TIC podem apoiar no registro e
partilha das informações coletadas. Por exemplo: GoogleDocs.
• Complemente
essas informações entrevistando ou dialogando informalmente com pessoas que
participaram. Nessas interações, busque, também, por análises de pontos de
sucesso e fragilidades de cada ação (esse registro será importante para
analisar melhores estratégias para interações futuras).
• Escolha
o formato do material e a ferramenta para criar o material. Você pode utilizar
seus conhecimentos de ferramentas já utilizadas ou aproveitar para conhecer
outras possibilidades. Consideramos interessante que você se desafie a explorar
e aprender sempre. Afinal, é importante que você exercite sua autonomia, pois a
todo o momento surgem ferramentas com novos recursos e possibilidades mais
interessantes. Portanto, esteja atento a outras dicas dos colegas e lembre-se
de manter o hábito de buscar referências no Portal do Professor. No espaço
Links, há diferentes categorias interessantes para descobrir novas ferramentas
(softwares de edição e outros softwares educacionais ou de recursos digitais).
• Produza
o material com a síntese das informações obtidas.
• Compartilhe
os resultados com a comunidade escolar.
É muito importante que esse material seja compartilhado com todos os
professores da escola, a fim de facilitar/potencializar novas ações com a
comunidade, e que esteja disponível para complementações. Uma reunião
pedagógica pode ser um momento pertinente para compartilhar e avaliar juntos os
seguintes aspectos relevantes para planejamentos futuros:
- Quais
ações/projetos tiveram maior êxito na promoção de engajamento comunitário dos
jovens?
- Houve
continuidade das ações?
- Como
foram desenvolvidas? Quais os pontos fortes dessa metodologia?
- O
que poderia ser aprimorado?
Fazer uso do software CALAMÉO www.calameo.com
Após publicação no camaléo
fazer postagem no BLOG.
ATIVIDADE 3.3 – BUSCANDO PONTES DE
COOPERAÇÃO COM A COMUNIDADE – PREZI-BLOG e PORTFOLIO
Na atividade anterior, você
registrou um histórico de ações entre escola e comunidade. Agora, pretendemos
avançar no caminho de articulação de pontes de cooperação. Para isso, sugerimos
que você realize um mapeamento de Instituições que já realizam trabalhos
sociais na comunidade e conheça suas propostas e projetos, de forma a avaliar a
possibilidade de cooperação com ações da escola e realização de projetos em
parceria.
No Guia do Cursista, há maiores
detalhamentos sobre essa atividade, onde também propomos um registro de forma
dinâmica e criativa, usando a ferramenta PREZI, disponível em: http://prezi.cim/ . Essa ferramenta é simples, mas um
pouco mais sofisticada que a Calameo.
Portanto, sugerimos um exercicio
de criação de uma breve apresentação junto com a turma.
TUTORIAL DO PREZI
Orientação para a atividade:
• Identifique,
na área de abrangência da escola, entidades comprometidas com o fortalecimento
da comunidade, por meio do desenvolvimento de projetos nas áreas de educação,
cultura e tecnologia. Conheça e registre informações sobre cada entidade
(Missão, Visão, Projetos em andamento, Contatos – pessoas, meios de comunicação
etc.).
• Analise
a possibilidade de atuação conjunta entre escola e comunidade – registre essas
ideias. Caso tenha ideias de possibilidades de ações conjuntas, registre-as
também.
• Elabore
um material digital com as informações levantadas a fim de compartilhar com
seus colegas de escola. Talvez, algumas das iniciativas que você conheceu
tenham atuação em abrangência nacional. Nesses casos, é útil compartilhar suas
descobertas também em seu blog e em nossa comunidade Redes de Aprendizagem.
Chegou
o momento de celebrar a trajetória de aprendizagem, superações e
amadurecimentos construídos ao longo do curso.
Apresentações
criadas nas plataformas PREZI e/ou CALAMEO e com publicação em seus blogs e links para o portfolio, ok?
Nessa
atividade final, você fará uma retrospectiva de sua trajetória nos cursos do
Proinfo
(Introdução
a Educação Digital, Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TCIs, Elaboração de Projetos e Redes
de Aprendizagem).
Relate
o “antes e o depois”. E utilize uma das ferramentas “PREZE e/ou CALAMEO” para
produzir seu relato/trejetória de aprendizagem.
Parabéns! Missão cumprida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.