segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Entrevista com a professora Intinerante Maria Aratuzi Rodrigues Rivarola

Entrevista com a professora Intinerante Maria Aratuzi Rodrigues Rivarola do aluno Higor da Costa Iglésias do 4º ano vespertino do Ensino Fundamental da Escola Estadual Teodoro Rondon do município de Anastácio – MS.
Esta entrevista tem por objetivo atender a elaboração de um seminário- Inclusão e Tecnologias Assistivas- TETRAPLEGIA - do curso de Especialização Tecnologias em Educação PUC/RIO. Cursistas Sandra Regina Caetano dos Santos e José Cícero Alves


Perg. Sandra: Professora Aratuzi como é a sua prática pedagógica com seu aluno?

Resp. Aratuzi: Ela é uma prática diferenciada dos demais alunos, devido ao grau de dificuldade devido ser um aluno PC


Perg. Sandra: Qual a sua maior dificuldade?

Resp.Aratuzi é não ter o mobiliário e material didático adequado para atende-lo.


Perg. Sandra : Como você avalia o desempenho do aluno?

Resp. Aratuzi Apesar da falta de recursos adequados o mesmo tem um bom desempenho pedagógico.


Perg. Sandra: Como é feito a execução dos exercícios e as provas?

Resp. Aratuzi: Os exercícios e as avaliações são as mesmas aplicadas para os demais, o que vai diferenciar é o tamanho da letra e o material utilizado, tais como cartazes, palitos coloridos, fichas elaboradas e materiais confeccionados de acordo com o conteúdo e as necessidades do momento, utilaza-se o aplicativo Word na fonte 48 ou 50, internet como fonte de pesquisa e conhecimento.


Perg.: Sandra: Como é o desenvolvimento de atividades visando integração com alunos?

Resp. Aratuzi: o aluno interage com a turma e a turma com ele durante as atividades lúdicas e em grupo tais como atividade de pesquisa, recorte e colagem e outros.


Perg. Sandra: Como é feita a interação com a família do aluno?

Resp. Aratuzi: Todos os dias é feito um relatório verbal de ambas no início da aula pela mãe para a professora de como o aluno passou a manhã. Ao término da aula a professora relata para a mãe o rendimento escolar do aluno.


Perg. Sandra: Como é feita a adaptação do aluno à sala de aula?

Resp. Aratuzi: a adaptações através de improviso, pois não tem mobília e material adequados para atendê-lo.


Perg. Sandra: Quais os recursos de acessibilidade?

Resp. Aratuzi: A escola conta com adaptações dentro dos padrões de acessibilidade.


Perg. Sandra: Você tem ajuda de quais profissionais para auxiliar no desempenho
do aluno?

Resp. Aratuzi: Sim, os profissionais estão sempre dispostos a ajudar para o melhor desempenho do aluno.


Perg. Sandra: Qual o grau de desenvolvimento do aluno?

Resp. Aratuzi: Considerado satisfatoriamente ótimo, até em relação aos alunos ditos normais.



Disponível também em: http://sandracaet.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.